Reforma do Assoalho Do Santana

Fala galera,
Como disse no outro post, estou ai, trabalhando no carro e ajustando o que for possivel e necessário. Em tempos de crise e grana curta, todo trabalho que eu possa e goste de fazer, farei.
Uma coisa interessante que eu sempre vi e que tinha vontade de fazer era a colocação de manta asfáltica no carro.
Já vi muita coisa sobre, muitos videos mas fazer mesmo, ainda nao tinha feito.
Eu ia desmontar o santana, que já é um costume meu de desmontar os meus brinquedos. No desmonte eu pensava que somente ia limpar e colocar a manta, contudo, tinha muito mais coisa por baixo daquele forro velho.

De cara, muita sujeira!



Depois de lavar, foi hora de ver o estrago e, ao desmontar, vi que apesar de a estrutura estar muito boa, com bandejas certinhas e alinhadas, os notórios pontos de ferrugem que são características do santana estavam lá:





Ainda deu tempo de verificar algumas coisinhas que nao estavam de acordo como o acendimento da luz interna pelas portas direitas e a trava traseira direita que nao funcionava.


Trava elétrica traseira estragada. Tinha uma universal em casa e acabei usando. A original esta a espera de um reparo.

Fio do chicote da luz interna do lado direito do carro. O infeliz quebrou dentro da coluna! pense no trabalho de soldar e isolar com termo retrátil ali naquele local.



Foi necessário ir para o funileiro. Infelizmente não tenho fotos do processo, mas depois de soldado e com uma camada de "batido de pedra", pude começar o trabalho com a manta asfáltica.
Basicamente, é necessário lavar todo o interior para tirar qualquer sujeira ou gordura que esteja impregnado. Lavei com água e detergente neutro. Deixei secar e posteriormente passei um convertedor de ferrugem. Isso se faz necessário para impedir que a ferrugem avance.


Fiz algumas correções com massa plastica, mantendo a uniformidade da carroceria mesmo apos a solda. Apos uniformizar os cantos e locais necessários, passei o emborrachamento. Neste caso usei o MAXIVED da Rubber. Achei ele muito bom, tem uma cor verde. Passei em todo o assoalho.

Essas fotos aqui são da parte acima das colunas do carro. Em quase todo santana entra água por ai porque com o tempo elas trincam. Fiz uma modelagem ali com massa plastica, depois de limpar bem o local, e depois coloquei uma camada de manta asfáltica. Não fica vistoso, mas só se percebe se abrir o capo e olhar diretamente. Como o que eu quero é que não entre água, ficou perfeito.


Depois de esperar secar, foi a hora de começar a brincadeira


O processo é tranquilo. A manta que comprei é adesivada e facilita muito a sua colocação. Se você tiver um soprador térmico, é melhor. Mas se não, somente para facilitar com cantos muito fechados, pode usar até mesmo um secador de cabelos, como nas fotos.
Utilize algo arredondado para arrematar os cantos. Um cabo de chave de fenda, lisinho resolve.










Finalizado o trabalho com a manta asfáltica, é começada a hora de trabalhar com o feltro.
Nesse caso, eu achei que seria mais fácil, mas acabou sendo mais complicado porque o feltro tem que ser moldado e você sempre tem que pensar onde passa a fiação e onde serão os parafusos.
Cometi o vacilo de tentar fazer peça unica, na parte de trás. Mas ainda bem que percebi que seria uma besteira, e fiz somente la mesmo. Na frente e na parte de baixo do assento traseiro, fiz quantas peças fossem necessárias, tentando moldar da melhor forma possível, sempre prevendo a fiação e o local dos parafusos.
Obs: O feltro anti ruido é muito ruim de cortar!








No túnel não temos essa quantidade de material. Tentei fazer da melhor maneira, fechando todo ele e diminuindo muito o ruido.

Originalmente não temos feltro nessa parte, nem nesse "calombo" de apoio do banco traseiro.

Como sobrou material, eu resolvi fechar o encosto traseiro com manta asfáltica. O resultado foi o esperado: Melhor acústica e rigidez.


Apos esse processo, só me restou finalizar e montar o carro.









Andando com o carro, a diferença é muito nítida. O som fica todo de fora do carro e dentro a acústica melhorou absurdamente.
Com os vidros fechados temos muito menos turbulência e a conversa flui melhor.
O ar condicionado ficou bem mais eficiente, e isso porque ainda tenho que arrumar algumas coisinhas nele.
Para fazer esse trampo, contando com a funilaria, eu levei uns 4 dias. Dentro do meu tempo é logico.

De resto eu recomendo fortemente que se faça esse trabalho em qualquer carro. O resultado é satisfatório e o custo não é alto.

De material foram:
1 rolo de manta asfáltica 45cm x 10m x 2mm - R$118,00
1 lata de maxived - R$22,00;
2 pinceis - R$8,00;
1 Convertedor de Ferrugem 250ml - R$10,00;
1 lata de 250 ml de cola de contato - R$8,00;
4,5m de feltro anti ruido - R$72,00;
Serviço de funilaria - R$200,00(preciso aprender a soldar urgente!!!);
Mão de Obra - R$0,00 (Rala gordinho!!!)

Enjoy.

Comentários

  1. Cara ficou top to precisando fazer no meu vei ficou massa gostei

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo trabalho, ficou bom, o meu ta no meio desse processo, vou acompanhar de perto e colocar essa manta asfáltica que eu não comprei ainda . obgd pelas dicas !

    ResponderExcluir
  3. Cara, qual é a marca do "convertedor de ferrugem"?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Usei basicamente para colar o feltro anti ruído. Ele fica muito solto por conta da parte alumizada da manta, então se faz necessário prender o feltro. Abração.

      Excluir
    2. Valeu pelas respostas cara! Vou fazer no meu tbm! Só que no meu uma manta traseira estava quebradiça e a outra "filé", arranquei tudo, agora só falta achar as tampinhas do assoalho!

      Mais outra dúvida, qual foi a loja que vc comprou os materiais... Na Leroy sai caro pakas!!!

      Excluir
    3. Fala Carlos, blz. Comprei a manta la no rezende, em sobradinho. Mas vi no site da leroy e tinha tb. Comprei por 118,00 10Mts por 45cm. Os outros materiais comprei em lojas de tinta. Abraços

      Excluir
  5. O meu é Santana 2005 e pelo jeito o túnel trincou.
    Vou fazer o mesmo serviço que vc fez ...
    Selar tudo .
    Até os guarda pó eu vou trocar .
    ParabenP ficou top seu serviço.
    Eu só tô com dificuldade de achar as borrachas de porta originais.
    Vc tem algum contato aí ?

    ResponderExcluir
  6. Onde fica sua oficina, estou precisando que colocasse o assoalho do meu santana só soldar --- Quanto você faria este serviço por favor obrigado boa noite

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Bom dia, não tenho oficina. Na época que fiz esse serviço no carro foi tudo no amador. Alias, tudo que faço hoje é por gostar mesmo, nunca tive uma oficina. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário